Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

A cidade de Águeda em Portugal entra na rota de turismo do país principalmente por ser reconhecida como a cidade das sombrinhas coloridas. Mas, é claro que não é só isso. Águeda oferece ótima gastronomia, muitos festivais culturais e religiosos, além das construções antigas que contam um pouco da história da localidade aos turistas e moradores. Portanto, é uma excelente cidade para visitar.

Onde fica Águeda em Portugal?

A cidade de Águeda fica no Distrito de Aveiro, região Centro e sub-região do Baixo Vouga em Portugal. Era uma vila que, em 8 de julho de 1985, foi elevada à categoria de cidade. No mapa, Águeda fica a 256,5km de Lisboa (2h 37min.), a 78,6km do Porto (57min.) e a 64,2km de Coimbra (59min.), todos os percursos de carro pela autoestrada A1. 

Mas, se não tiver carro e não quiser alugar um, é possível chegar lá de transporte público. Uma boa opção é utilizando o comboio (trem), que faz um bonito percurso e você já vai curtindo as paisagens tranquilamente.

Se estiver em Lisboa, por exemplo, pode comprar sua passagem antecipada pelo site da CP Comboios e ir até Aveiro. Leva cerca de 2h 10min. Na estação de Aveiro, pode comprar uma passagem para Águeda e chegar ao seu destino em cerca de 40 minutos. 

Comboio Histórico de Vouga

Se você quiser ter uma experiência ainda mais interessante, pode escolher viajar com o Comboio Histórico de Vouga que circula entre Aveiro e Macinhata do Vouga. São cinco carruagens dos primeiros anos do século 20, rebocadas pela locomotiva diesel 9004. 

Nesse percurso você conhece o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e, na volta, pode visitar o centro histórico de Águeda. É uma viagem turística para uma tarde inteira, e no site da CP Comboios você confere todos os detalhes do percurso, horários, preços e mais. 

Como é morar em Águeda, a cidade das sombrinhas coloridas
Foto – 365 dias no mundo

Quando visitar Águeda em Portugal?

A melhor época do ano para visitar Águeda é de julho a setembro, que é do final da primavera até o começo do outono. É nessa época que os principais atrativos turísticos estão ativos, pois é quando o clima está mais agradável e faz mais dias de sol. 

Clima em Águeda

Nos meses de verão em Águeda o clima é morno, seco e de céu aberto. No inverno fica fresco e com céu parcialmente encoberto. Em média, ao longo do ano, as temperaturas variam de 4 °C a 27 °C.

O que fazer em Águeda em Portugal?

As festas e romarias religiosas marcam presença constante na cidade por serem consideradas momentos de reconciliação e reencontro entre as pessoas.

Graças ao festival de artes AgitÁgueda, a cidade vem atraindo pessoas do mundo inteiro. O festival foi criado em 2006 com o objetivo de promover novos projetos musicais no país, bem como a arte urbana. Tanto que uma das grandes marcas da cidade é o “Umbrella Sky Project” – as famosas sombrinhas coloridas, criada para dar mais cor à cidade. E não é apenas uma rua repleta de sombrinhas coloridas. São as principais ruas do Centro Histórico, montadas com todo carinho e capricho, criando cenários de encher os olhos.

O festival AgitÁgueda ocorre durante 23 dias do mês de julho, mas algumas exposições permanecem até o mês de setembro, inclusive a decoração com as sombrinhas coloridas. 

Como é morar em Águeda, a cidade das sombrinhas coloridas
Foto – Flickr

Sextas Culturais

É uma iniciativa da Câmara Municipal de Águeda que ocorre na segunda sexta-feira de cada mês, de outubro a maio.

Festa do Leitão da Bairrada e Mostra de Artesanato e Gastronomia:

É um dos principais eventos gastronômicos da cidade. A festa acontece em Águeda desde 1994, sempre na primeira semana do mês de setembro. Por lá você encontra muita diversão além, é claro, de uma boa comida, acompanhada dos Espumantes da Bairrada e da doçaria, produtos e serviços da região.

Para saber mais, acesse o site do evento: www.festadoleitao.com

Centro de Artes de Águeda (CAA)

Inaugurado em maio de 2017 e com o intuito de trazer uma programação artística para a cidade, o CAA é uma referência na área da cultura em Portugal.

Para saber mais acesse o site: www.centroartesagueda.pt/caa.php

Pateira de Fermentelos

É uma lagoa de água doce natural, considerada a maior da Península Ibérica. Lá é possível encontrar habitats, ecossistemas e espécies com proteção nacional e internacional. Fica a 15 minutos do centro de Águeda e é possível fazer piqueniques por lá.

Como é morar em Águeda, a cidade das sombrinhas coloridas
Foto – Portugal num mapa

Igreja da Trofa

Esta igreja é um monumento nacional português. Nela está localizado o Panteão dos Lemos, um notável conjunto escultórico renascentista datado do século 16.

Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga

Inaugurada pelo Rei Manuel II, em 1908, é a última linha de bitola ainda em operação no país. Como mencionado antes, nos meses de julho, agosto e setembro é possível fazer um passeio de trem entre Aveiro e Macinhata do Vouga, incluindo a visita a esse Museu.

Passeios a cavalo

Para quem aprecia, é possível fazer trilha a cavalo. Passear pela Pateira de Fermentelos, andar nas margens do rio Águeda e andar pelas colinas da região.

Gastronomia típica de Águeda em Portugal

O prato típico da região de Águeda em Portugal é o leitão assado servido com fatias de laranja. Mas há outros que não deixam a desejar, como cabrito e coelho assados.

E, ainda, você poderá se deliciar com uma lampatana que é um tipo de guisado cozido lentamente em uma panela de barro especial, normalmente com carne de carneiro ou cabra, ou um tradicional bacalhau do Porto.

Quando o assunto é doce, há muitas delícias para experimentar e sentir o verdadeiro sabor da doçaria portuguesa. Ao passear pela cidade é possível encontrar pastelarias com doces incríveis, entre eles, o famoso pastel de Águeda, os ovos moles de Aveiro e a broa de milho.

Essas são apenas as principais atrações, mas vale a pena conhecer e se deliciar com tudo que a bela cidade de Águeda em Portugal tem para oferecer.

Se decidir fazer o passeio no mês de julho, é interessante pernoitar por, pelo menos, um fim de semana para poder aproveitar a experiência ao máximo, curtindo com calma todas as belíssimas paisagens.

A cidade tem uma boa infraestrutura para viajantes de todos os estilos, inclusive para quem é mochileiro e peregrino, já que há um Caminho de Fátima e um Caminho de Santiago de Compostela que passam por Águeda. 

                       

Por Pri Fortinho

Sou uma brasileira de Santa Catarina, graduada em Publicidade e Propaganda e especializada em redação criativa. Em 2017 me mudei para Portugal com o objetivo de conhecer novas culturas e refinar minha perspectiva sobre o mundo. A mudança de país me apresentou a um estilo de vida mais minimalista e à oportunidade de trabalhar produzindo conteúdo para inspirar as pessoas a buscarem mais qualidade de vida e bem-estar.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.