Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Você já ouviu falar da Rede de Cidades Criativas da UNESCO?

É um projeto lançado em 2004, para promover a cooperação entre cidades de todo mundo, que reconhecem a criatividade como um fator importante no desenvolvimento urbano. 

E este artigo vai falar das cidades de Portugal que fazem parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco.

Leia também: Portugal, o país das cidades inteligentes

Rede de Cidades Criativas

A Rede de Cidades Criativas tem sete campos criativos: literatura, cinema, música, artesanato e arte popular, design, artes e mídia, e gastronomia. 

Atualmente a rede é formada por 180 cidades ao redor do mundo em todos os continentes. Estas cidades trabalham juntas para um objetivo comum: posicionar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seu plano de desenvolvimento local e cooperar ativamente internacionalmente no campo.

Cidades Criativas em Portugal 

Em Portugal são cinco cidades que participam da rede e outras em processo de inscrição. As duas primeiras a integrar o projeto foram 

Idanha-a-Nova (Cidade Criativa na categoria música) e Óbidos (Cidade Criativa na categoria literatura, ambas em 2015. Em 2017 as cidades de Amarante, Barcelos e Braga entraram na rede, nas categorias música, artesanato e arte popular, e artes midiáticas, respectivamente. 

Leia também: Os maiores sucessos da Música Portuguesa – do Fado ao Pop

Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música 

Com pouco mais de dois mil habitantes a cidade de Idanha-a-Nova tem o título de Cidade Criativa da Música.

Fica situada no distrito de Castelo Branco, região centro do país a 260 quilômetros de Lisboa.

Conhecida por sediar eventos musicais e festivais internacionais, como o BOOM, a cidade foi inserida à rede em 2015. A tradição musical está profundamente ligada a cultura da cidade. Um bom exemplo é o Adufe, um pandeiro feito de pele de ovelha ou cabra, montado em uma armação quadrada de madeira, formando uma caixa de ressonância estreita, dentro da qual são colocadas sementes, areias, soalhas ou caricas, para enriquecer o som peculiar. Geralmente tocado por mulheres – as adufeiras – é feito principalmente no Centro de Artes Tradicionais e na oficina de José Relvas.

A programação de espectáculos culturais do município é variada ao longo do ano. Três deles merecem destaque: a Feira Raiana de Desenvolvimento Local e Cooperação Transfronteiriça, o Programa de Animação das Aldeias Históricas e o Festival Boom de música, dança e outras atividades artísticas.

Em julho de 2019, Idanha-a-Nova promoveu o primeiro Encontro ibérico para a Música na Infância, atividade integrada a Feira Raiana, onde a prática pedagógica sobre educação musical foi o destaque. 

Outras Cidades Criativas da Música: Sevilha, Bolonha, Glasgow, Bogotá e Hannover 

 


Óbidos, Cidade Criativa da Literatura 

A cidade de Óbidos é conhecida pela bela paisagem medieval e por realizar um dos mais belos espectáculos de Natal da Europa, tem cerca de dois mil habitantes e fica localizada no distrito de Leiria, na região do central do país. Mas a cidade é muito mais do que turística, tem a veia literária pulsante. Em 2013 iniciou o projeto Óbidos Vila Literária, uma estratégia criativa de desenvolvimento que pretende envolver o território com cultura e livros, e assim expandir a literatura pelo país e pelo mundo.

Leia também: Óbidos Vila Natal, saiba como aproveitar o Natal em Portugal

Embora seja uma pequena cidade é possível encontrar um bom número de livrarias e algumas delas bem fora do convencional. A mais famosa é a Livraria de Santiago, que ocupa a antiga Igreja de Santiago, templo iniciado no século XII e um dos edifícios mais emblemáticos da vila. Situada dentro das muralhas da vila, na Cerca Velha, perto da entrada do castelo, e possível encontrar um espaço incomum e rodeado de obras literárias, onde também acontecem projeção de filmes, debates, lançamento de livros e exposições. Um belo exemplo de reabilitação urbana e do património, já que a estrutura estava desocupada e com criatividade e inovação foi renovada.

livraria obidos - nacionalidade portuguesa

Livraria de Santiago em Óbidos. www.eco.sapo.pt

Em Óbidos também estão localizadas a Livraria do Mercado, onde os livros são expostos em caixotes de madeira, aqueles utilizados em feiras de rua, e a Livraria da Adega, onde os livros dividem espaços co garrafas de vinho, mas não se engane é um espaço ideal para crianças, pois conta com espaço para diversão infantil e um café para fazer um bom lanche. 

Outras Cidades Criativas da Literatura: Barcelona, Dublin, Melbourne e Montevideo.

Amarante, Cidade Criativa da Música

Amarante fica próxima da cidade do Porto, no norte português e tem cerca de 11 mil habitantes.

Banhada pelo Rio Tâmega, foi integrada a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2017, como Cidade da Música.

Com raízes nas músicas mais tradicionais e populares até as mais contemporâneas, também conta com uma vasta rede educativa em formação musical. Shows, festivais e eventos musicais são realizados durante todo o ano e costumam animar as ruas do belo centro histórico de Amarante.

A presença da música em Amarante é conhecida desde o século XI, com a música sacra constante nos primeiros conventos e igrejas. Hoje a cena musical na cidade é ampla e variada, desde os equipamentos e locais apropriados para receber festivais e shows, até bares e locais com constante música ao vivo aliado a gastronomia local. 

orquestra norte amarante - nacionalidade portuguesa

Orquestra do Norte de Amarante. www.averdade.com

Os eventos mais conhecidos de Amarante que estão ligados a música são o Festival Mimo, Band’arte, Há Fest, Palcos de Verão e Mercado da Música.

Desde 1980, o município oferece ensino musical a crianças e jovens. Atualmente oito escolas do município contam com formação musical a aproximadamente 900 alunos são formados por ano. As três bandas filarmônicas (duas delas centenárias) e a Orquestra do Norte originária da cidade, também tem sido responsáveis pelo desempenhado na profissionalização de músicos.

Barcelos, Cidade Criativa do Artesanato e Arte Popular 

Um dos maiores símbolos internacionais de Portugal é o Galo de Barcelos. O conselho de Barcelos conta com cerca de 120 mil habitantes e está localizado a norte de Portugal. Foi integrada a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2017.

A comunidade artesanal local é forte e tem aberto muitos caminhos para a sustentabilidade do setor criativo regional. O setor emprega cerca de 8% da população ativa do concelho. 

galo de Barcelos - nacionalidade portuguesa

Barcelos e o famoso Galo. www.mundoportugues.pt

A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos é o principal evento do setor e acontece anualmente durante duas semanas.

No início de agosto, acolhe artesãos e artes criativas, onde a prioridade são as artes e ofícios tradicionais, mas também abre as portas a novos criadores e novas formas de artesanato, este evento recebe cerca de 100 mil visitantes em cada edição. 

A educação pela arte também é forte na cidade e tem como objetivo reduzir as taxas de abandono escolar, promover a educação orientada para a cultura e profissionalização.

O Museu de Olaria guarda a memória e a tradição da arte do território. A Torre Medieval é um dos espaços de maior relevância para a promoção da criatividade local, lá são realizadas ações que reforçam o turismo criativo e cultural.

Outras Cidades Criativas do Artesanato e Arte Popular: Carrara, Ouagadougou, Sheki, Tétouan e Tunis.

Braga, Cidade Criativa das Artes Midiáticas 

Braga foi selecionada como Cidade Criativa da UNESCO na categoria Media Arts em 2017.

Fundada pelos Celtas em 300 a.C. foi centro administrativo do Império Romano e desde então a ligação com a cultura popular só aumenta.

Braga concentra polos de criatividade que passeiam pela arte, ciência, educação, tecnologia e investigação em um plano local e cooperativo. A industria tecnológica trouxe para a cidade uma vocação de inovação e ousadia, sobretudo no setor das artes midiáticas. 

Estúdios de comunicação digital, laboratórios e centros de investigação na área da robótica, jogos, multimídia e media arts povoam a cidade que sabe unir o antigo ao moderno com maestria e são indicadores de que a cidade se dirige com entusiasmo para um futuro cada vez mais digital. 

Outras Cidades Criativas das artes midiáticas: York, Enghien-Les-Bains, Austin, Dakar e Sapporo.

Candidatura 

As cidades que se unem ao projeto passam por uma minuciosa avaliação e precisam ser indicadas por outras cidades já integrantes.

As candidatas precisam se comprometer em compartilhar as boas práticas e desenvolver ligações que associem os setores público e privado e a sociedade civil:

Fortalecer a criação, produção, distribuição e disseminação de atividades, bens e serviços culturais;

Desenvolver pólos de criatividade e inovação e aumentar as oportunidades disponíveis para criadores e profissionais do setor cultural;

Melhorar o acesso e a participação na vida cultural, particularmente em benefício de grupos desfavorecidos e pessoas vulneráveis;

Integrar totalmente a cultura e a criatividade em seus planos de desenvolvimento sustentável.

Póvoa do Varzim, cidade localizada no litoral norte português, a terra natal do escritor Eça de Queiroz é candidata a Cidade Criativa da Literatura.

A candidatura ainda está sob análise e o resultado deve ser divulgado em 2019.

E você, conhece alguma destas cidades em Portugal?

Ou então vive em alguma cidade brasileira que também é uma Cidade Criativa? Conta pra gente.

By Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.