Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Quem vem de famílias tradicionais portuguesas ou já visitou Portugal em algum momento, teve o prazer de se deliciar com a tradicional música portuguesa.

Este estilo acústico marcante é conhecido por dar origem ao nosso Sertanejo, e mostra que anos e anos de história deixam claros que a música portuguesa foi, é, e sempre será, um sucesso, do Fado ao Pop. 

Confira um pouco mais sobre o Fado Português e fique por dentro dos sucessos contemporâneos da música portuguesa.

Alfama em Portugal, saiba tudo sobre o bairro de fado em Lisboa

A História da Música Portuguesa

O Fado, proveniente de Lisboa no século XVIII, tem esse nome pela derivação do latim “fatum”, que significa “destino”.

Acredita-se que se originou dos cantos dos Mouros, que continuaram a residir em Mouraria mesmo depois da retomada dos cristãos. Como herança destes tempos, o fadista geralmente canta com tristeza e sofrimentos profundos e abordavam temas sociais e marginalidades.

O Fado porém, só se tornou popular em 1840, graças aos marinheiros que cantavam nas proas dos seus navios. A partir daí, o estilo começou a conquistar um perfil sonoro comum e um ritmo mais característico. Após a evolução da melodia, chega a vez de suas letras.

As poesias simples dão lugar aos poemas elaborados e estudados, dando não só uma sonoridade agradável mas um conteúdo de qualidade.

O estilo ganha força com o apoio popular lisboeta e começa a ser apreciado em teatro, praças, bares, ruas e até no primeiro filme de cinema português. Em 1925 nasce a primeira rádio portuguesa, deixando ainda mais evidente o gosto da população uma vez que o único estilo musical tocado na rádio era o Fado.

Leia também Guia Turístico de Lisboa


Os maiores sucessos da Música Portuguesa

No início, a maioria das músicas era de autores anônimos, uma vez que tinham um teor crítico, eram passadas de boca a boca. Na década de 20 as músicas começaram a ganhar alguns rostos conhecidos e nomes como:

Henrique Rego

João da Mata

Gabriel de Oliveira

Frederico de Brito

Carlos Conde

João Linhares Barbosa

O sucesso internacional do Fado começa na década de 30, com viajantes focados no continente africano e no Brasil, os artistas que ficaram em evidência foram:

Ercília Costa

João da Mata

Madalena de Melo

Armando Augusto Freire

Martinho d’Assunção

Berta Cardoso

Um nome que é impossível deixar de fora é Amália Rodrigues. Amália o Fado vira ícone da cultura nacional. Durante décadas e até à sua morte, em 1999, Amália Rodrigues protagoniza o cenário em nível nacional e internacional. Canções como Gaivota, Fado Português, Povo que Lavas no Rio e Uma Casa Portuguesa ainda cativam milhares de fãs no Brasil.

Outro grande destaque internacional é dado ao Carlos do Carmo. Com uma carreira de 45 anos deixando inveja para todos os fadistas, Carlos do Carmo é a estrela do estilo português com sucessos como Lisboa Menina e Moça, No Teu Poema, Canoas no Tejo e Por Morrer Uma Andorinha.

Leia também 12 Curiosidades sobre Portugal

Música contemporânea de Portugal

“Olá Portugal, eu sou a Madonna e o meu novo álbum teve como inspiração, e é uma carta de amor para Portugal e sua bela cultura”. Foi assim que a diva pop mais badalada do mundo se declarou, em um vídeo recentemente publicado em suas redes sociais. Não é para menos, o país do fado é inspiração de muitos artistas de renome mundial. 

O próprio Fado tem se renovado e passou a ser chamado de Fado Contemporâneo, o estilo trouxe mais leveza às canções tristes e melancólicas de tempos passados.

Hoje o fado mais moderno também pode ser leve, divertido e quase dançante. Nomes como Ana Moura, Carminho e Gisela João têm aberto espaço a um gênero que não é novo mais tem buscado renovação. 

A leveza do fado contemporâneo pode ser vista em cores vibrantes em vídeo clipes de músicas como Dia de Folga de Ana Moura, ou ainda em baladas cheias de romance que descem as ladeiras de Lisboa e mostra “Meu amor de Longe”  de Raquel Tavares.

É também possível observar até o movimento pela busca do público infantil, na canção divertida e fofinha “Sr. Extraterrestre” (Gisela João).

E se em outros tempos Portugal teve em Amália Rodrigues a porta-voz do gênero musical que levou o país ao reconhecimento internacional, hoje a representante mais potente do fado é a cantora Mariza.

Em 2007 foi a primeira artista portuguesa a ser nomeada para um prêmio Grammy. No mesmo ano, constou na lista de candidatos ao Grammy Latino na categoria de Folk Music (música tradicional). A loira esguia que mede 1,83m, foi a primeira artista europeia a ser convidada para o programa do norte-americano David Letterman, com mais de 25 milhões de espectadores, e claro, cantou lindamente um fado no melhor estilo português.

Fadistas contemporâneos:

Mariza

Ana Moura

Carminho

Gisela João

António Zambujo

Raquel Tavares

Camané

Mafalda Arnauth 

Joana Amendoeira

Katia Guerreiro

Cuca Roseta

Ana Marta

O melhor da Europa

Outro expoente da música portuguesa foi revelado em 2017 durante o famoso concurso musical da Eurovisão. Um jovem português chamado Salvador Sobral venceu o concurso com a música Amar pelos Dois, e desbancou milhares de concorrentes de toda Europa.

O concurso é o maior e mais conhecido do continente. A música romântica de Salvador Sobral, foi escrita e composta por Luísa Sobral (irmã de Salvador) e conquistou os ouvidos e o coração dos jurados e do público. 

Luísa Sobral também é cantora e uma de suas canções mais ouvidas é João, que mostra uma boa dose do universo lúdico infantil.

Outros estilos musicais

Mas nem só de fado vive a música contemporânea portuguesa. Há estilos mais modernos onde figuram artistas de gêneros musicais variados. Hip Hop, romântico, pop, rock português, entre outros estilos tem crescido no gosto musical dos “tugas”.

Prova disso é que na lista do YouTube com os Tops da Música Portuguesa em 2019 o fado nem aparece: 

Matias Damasio – Teu Olhar 

Fernando Daniel – Tal Como Sou

Ana Bacalhau – O Erro Mais Bonito ft. Diogo Piçarra

ÁTOA – Hoje

Fernando Daniel – Voltas

Anjos – Eterno

David Carreira, Kell Smith – Cuido de Você

Nuno Ribeiro – Longe

Gostou de conhecer as Músicas Portuguesas? Então acompanhe nossa Playlist no Spotify
e tenha esse gostinho lisboeta perto de você!

By Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.