Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

A cidade de Nazaré em Portugal, é conhecida não apenas pelas ondas que chamam a atenção dos surfistas, como por seus atrativos turísticos, a exemplo do  Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e do Forte de São Miguel Arcanjo. A energia litorânea, os costumes locais e as tradições também são características do lugar. 

Se você deseja saber mais sobre as ondas gigantes em Nazaré, e não somente isso, ainda entender onde fica localizado o município e o que fazer durante uma temporada por lá, acompanhe o nosso conteúdo! 

Onde fica a cidade de Nazaré em Portugal? 

Localizada na região central e no litoral de Portugal, a cidade está distante de Porto a 230 km ao sul, o que significa 2h20 em uma viagem de carro, e distante de Lisboa a 100 km ao norte, o que representa 1h25 em uma viagem de automóvel. 

O clima agradável durante boa parte do ano e o povo solícito, além das belezas naturais, fazem de Nazaré em Portugal um bom lugar para poder passar as férias ou apreciar a prática de esportes no mar. 

O município abriga um porto de pesca, uma área onde há uma zona empresarial e condições para oferecer boa qualidade de vida aos seus moradores. 

As famosas ondas gigantes de Nazaré

As ondas gigantes em Nazaré dependem das tempestades em alto mar que originam as ondulações. E é importante destacar que esse fenômeno da natureza ocorre também graças ao chamado Canhão, que fica a alguns metros do Farol. 

Ondas gigantes de Nazaré em Portugal
Ondas gigantes de Nazaré em Portugal – Foto Hardcore.com

O Canhão da Nazaré ou Cana da Nazaré, como é conhecido, pode ser designado como um desfiladeiro abaixo do nível do mar, de formação tectônica e localizado na costa da praia. Ele é relacionado com a falha  Nazaré-Pombal e possui uma profundidade de até 5.000 metros.  

Assim, é na Praia do Norte que as ondas podem tomar proporções grandiosas e, se o interesse é presenciar este verdadeiro espetáculo natural, vale a pena contar com a sorte para que o tempo colabore para isso, bem como conferir as notícias nos portais da Praia do Norte e do WSL Big Wave Awards, antes mesmo de viajar a Nazaré. 

Qual a temporada das ondas gigantes em Nazaré?

O período do ano em que é provável ver as ondas gigantes em Nazaré começa em Outubro e segue até Março. Isso porque os meses de Outono/Inverno são os mais propícios para isso. 

Já houve registros de ondas gigantes nos meses de Setembro e Abril, contudo não é algo fácil de acontecer. 

Qual é a maior onda já surfada em Nazaré em Portugal?

Atualmente, o recorde mundial devidamente registrado e certificado no Guinness Book, o livro mundial dos recordes, pertence ao brasileiro Rodrigo Koxa, em 2017, com a altura de 24,38 metros. Já quando o assunto é o surfe feminino, a recordista de ondas gigantes é a brasileira Maya Gabeira (com 22,4 metros em 2020). 

No entanto, foi Garrett McNamara, o surfista havaiano de ondas gigantes, a pessoa responsável  por tornar famoso o município de Nazaré e a Praia do Norte. 

Dentre os esportistas que se aventuram a surfar em Nazaré, em Portugal, há sempre dúvidas e vez ou outra surge uma polêmica, a respeito de como ocorre a medição de uma onda. Realmente, pode ser muito difícil conseguir alcançar essa medição, pois os paredões de ondas alcançam até 30 metros e quebram a uma distância que supera os 400 metros da areia.  

Desse modo, a maneira utilizada para se medir uma onda é baseada em vídeos e fotografias. Outro ponto de atenção é que a referência utilizada para observar o tamanho da onda é apoiada na avaliação do tamanho do próprio surfista (quanta altura ele possui).

O que fazer em Nazaré além das ondas gigantes 

Se em tempos passados Nazaré, em Portugal, era um dos pontos turísticos mais famosos do país por conta de seus barcos de pesca e das redes na praia, ou pelos pescadores que trabalhavam na areia e voltavam do mar para os braços das suas famílias e esposas, hoje grande parte da atenção turística é direcionada às ondas. Entretanto, há outros atrativos igualmente interessantes, como praias de areias douradas e outros lugares que fascinam os turistas. 

Estádio do Viveiro 

Nos últimos anos, o Estádio do Viveiro, instalado na areia, mais precisamente na Av. Manuel Remígio,  tem recebido competições europeias de futebol e handebol de praia. Fato pelo qual muitos visitantes costumam passar as manhãs e tardes no extenso areal. 

Estádio do Viveiro Nazaré
Estádio do Viveiro Nazaré – Foto CM Nazaré

Forte de São Miguel Arcanjo 

O Forte de São Miguel Arcanjo é uma das edificações mais antigas de Nazaré. Reza uma lenda que um nobre, num passado remoto, teria sido salvo de cair no penhasco por intervenção de Nossa Senhora de Nazaré.

De estilo maneirista, o Forte de São Miguel Arcanjo passou por suas primeiras construções no ano de 1577. Em 1644, o Rei D. João IV, o Restaurador, exigiu a sua remodelação e ampliação.

Contando com uma localização privilegiada, o Forte é reconhecido como o principal ponto de observação das ondas gigantes na Praia do Norte. A beleza do local é justificada pela água de tonalidade azul turquesa e, para os amantes da gastronomia portuguesa, o espaço reserva  opções especiais aos visitantes, com peixes, crustáceos e camarões.

Forte de São Miguel Arcanjo Nazaré
Forte de São Miguel Arcanjo Nazaré – Foto Iberian

Centro Interpretativo do Canhão de Nazaré 

Inaugurado em 30 de Maio de 2015, o Centro divulga informações de estudos, com a monitorização e previsão das condições oceanográficas e meteorológicas nas bóias “Monican”, uma maquete do Canhão de Nazaré, bem como imagens e dados sobre o submarino alemão U-963, afundado em Nazaré. 

Nazaré em Portugal 
Nazaré em Portugal – Foto Turista Profissional

Santuário de Nossa Senhora da Nazaré

Milhares de fiéis ao longo do ano deslocam-se para o Santuário e Igreja da Nossa Senhora de Nazaré, onde também é realizada a festa em comemoração ao dia do aparecimento da Santa. 

As conhecidas Festas de Nazaré (comemoradas em 8 de setembro, data de feriado municipal, e dias seguintes), apresentam quiosques e barracas com comidas e bebidas típicas, shows musicais, a Bênção do Mar no Bico da Memória e celebrações religiosas no Largo e no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. 

Santuário de Nossa Senhora da Nazaré
Santuário de Nossa Senhora da Nazaré – Foto Ohai

Sítio de Nazaré, em Portugal 

O penhasco do Sítio de Nazaré é parada obrigatória aos visitantes, porque possui paisagens de perder o fôlego e um cenário digno de muitas fotos e vídeos. O acesso é feito por meio de um carro, à pé ou de bondinho (Ascensor da Nazaré). 

Ainda assim, é possível dizer que alguns passeios considerados simples e que podem fazer você se apaixonar por Nazaré estão relacionados ao calçadão do município, onde você conhecerá mais a respeito do cotidiano dos moradores, ou às idas à praia para apanhar sol, momento em que você poderá assistir aos surfistas e suas manobras em meio às ondas gigantes. Durante a noite, barzinhos e restaurantes ocupam o tempo e a energia dos turistas que estão em busca de diversão e representam uma excelente alternativa se você estiver à procura de lazer. 

Sítio de Nazaré, em Portugal
Sítio de Nazaré em Portugal – Foto Pinterest

By Naiara Andrade

Naiara Andrade é brasileira, catarinense e jornalista. Tem experiência em produção de conteúdo, mas também em outras atividades nas áreas da Publicidade e do Marketing Digital. Já morou na Irlanda, onde aprimorou um segundo idioma. Atualmente reside em Portugal e cursa Mestrado em Comunicação Estratégica, na UBI. Apesar de gostar muito do mar, Naiara aprendeu a apreciar as montanhas. Apaixonada por música, ela adora viajar, curte cinema e está sempre aberta a novos desafios pelo caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.