Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Reconhecida como a instituição de ensino de destaque na região Sul do país, a Universidade do Algarve (UAlg) possui mais de 40 anos de serviços prestados à comunidade onde está inserida. Contando com a excelência da investigação e da qualidade do ensino, a entidade tem mais de 700 docentes. 

Confira o conteúdo para descobrir várias curiosidades sobre a Universidade do Algarve, em Portugal. 

Conheça a Universidade do Algarve  

A consolidação da UAlg é resultado da junção de duas instituições: a Universidade do Algarve, criada em 28 de março de 1979 e o Instituto Politécnico de Faro, criado em 26 de dezembro de 1979.  

Portanto, o seu diferencial está na união de Unidades Orgânicas de Ensino Superior Universitário e de Ensino Superior Politécnico. Ou seja, para os alunos, essa é uma oportunidade de explorar diferentes cursos e áreas de conhecimento, de acordo com os objetivos estabelecidos.

Outra informação é que a Universidade do Algarve mantém cursos em seis áreas temáticas: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias. Assim, as formações incluem as Licenciaturas, os Mestrados e os Doutorados, ou Doutoramentos, como o termo é conhecido em Portugal. 

No caso dos cursos de Mestrado, amplamente procurados pelos estudantes que buscam uma ótima formação aliada à flexibilidade, algumas disciplinas podem ser lecionadas em português ou inglês. Mais uma curiosidade é que há opções de Mestrados em regimes diurnos ou noturnos, até mesmo para os estudantes internacionais. 

Onde fica a Universidade do Algarve? 

Composta por três campi, dois na cidade de Faro e um em Portimão, a entidade de ensino vem aprimorando os seus métodos, com a missão de desenvolver-se perante a comunidade acadêmica e para oferecer melhor estrutura aos seus estudantes, de forma geral. 

Por isso,  modernizou a sua administração nos últimos tempos e investiu em espaços amplos, garantindo melhor infraestrutura de suas instalações e equipamentos que acabam por propiciar boas condições de estudo, investigação, trabalho e socialização entre os membros da comunidade acadêmica.

No total, são seis Serviços Centrais responsáveis por fornecer apoio e o suporte esperado pelos alunos. Os Serviços Académicos da Universidade do Algarve atuam no apoio ao percurso escolar. Por outro lado, os Serviços de Ação Social (SAS) operam na concessão de auxílios econômicos e sociais, que promovam a igualdade de oportunidades.

Existem também os Serviços Financeiros e Patrimoniais, que atuam na gestão financeira, orçamental, patrimonial, bem como no apoio logístico e gestão do cadastro e do patrimônio.

No que diz respeito aos Serviços de Informática, há a disponibilização, manutenção e operacionalidade dos recursos informáticos, promovendo a inovação e a qualidade tecnológica. E, em complemento a isso, os Serviços Técnicos da Universidade do Algarve correspondem à construção, manutenção e conservação dos edifícios e equipamentos. 

Por fim, há ainda os Recursos Humanos, que implementam a política de gestão dos recursos humanos, garantindo o cumprimento das normas legais e aplicáveis.

Quais os cursos?

É grande a variedade de cursos, que começa por Agronomia, passando por Arquitetura Paisagista, Artes Visuais e Bioengenharia, chegando até às áreas da Saúde, com o curso de Medicina, por exemplo. 

Licenciatura

No site, é possível acompanhar toda a relação de cursos e filtrar conforme o interesse. Além das Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, que foram cursos já citados, há alternativas como os Mestrados Integrados, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais, as Formações Livres, os Cursos de Língua e as chamadas Formações ao Longo da Vida. 

Destaque especial para os segmentos de estudo que englobam Gestão e Gestão Hoteleira, pois a região do Algarve é famosa pelo setor de serviços, incluindo restaurantes, redes hoteleiras e estabelecimentos comerciais em geral. A movimentação turística expressiva dessa região é mais um ponto que favorece a existência destes tipos de cursos. 

Conheça as escolas/faculdades

Composta por oito escolas/faculdades,  a Universidade do Algarve divide-se segundo ramos do conhecimento. A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) promove a formação de Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos nas áreas disciplinares de: Arqueologia; Artes; Ciências da Educação; Ciências da Linguagem e Literatura; História; Patrimônio e Psicologia.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) desenvolve a sua atividade científica e tecnológica nas áreas de Agronomia, Arquitetura Paisagista, Bioengenharia, Biologia, Biologia Marinha, Bioquímica, Biotecnologia, Gestão Marinha e Costeira, Engenharia Informática, Ciências Farmacêuticas e Matemática Aplicada à Economia e à Gestão.

A Faculdade de Economia (FE) é relacionada aos cursos de Gestão de Empresas, Economia e Sociologia. Já a Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (FMCB) possui cursos em Ciências Biomédicas ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, além de um Mestrado Integrado em Medicina.

Na Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC) há a formação em educação, comunicação e desporto, com forte ênfase na capacitação e integração profissional dos alunos. 

A Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT) tem a competência de formar especialistas qualificados, para atuar no desenvolvimento sustentável da região, do país e também a nível internacional.

A Escola Superior de Saúde (ESS) proporciona a formação de 1.º Ciclo em Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Imagem Médica e Radioterapia. E o Instituto Superior de Engenharia (ISE) abrange as especialidades de Engenharia Alimentar, Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica e de Computadores e Engenharia Mecânica.

Posso usar a minha nota do ENEM para ingressar na Universidade?

Os estudantes internacionais, nesse caso, os brasileiros, dispõem da facilidade de ingressar na Universidade do Algarve com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). 

Segundo o website da própria entidade, os candidatos titulares de cursos do sistema de Ensino Médio Brasileiro que tenham realizado o Exame devem apresentar um mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das restantes provas aplicadas.

Sabe-se que Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologia, Matemática e suas Tecnologias e Redação são os segmentos avaliados nas provas. 

Outras formas de entrar na Universidade

Para entrar na universidade, independentemente do curso, o candidato deve apresentar a sua qualificação escolar ou acadêmica, que lhe confira o direito de candidatura e ingresso no Ensino Superior desse país. Existem provas de ingresso exigidas para cada curso e um sistema de avaliação, com os seguintes critérios: 

*Classificação do ensino secundário ou equivalente: 65%

*Classificação média das provas de ingresso ou equivalente: 35% 

No portal da Universidade do Algarve torna-se possível acompanhar toda a listagem de documentos exigidos ao aluno. Dentre esses, consta: fotocópia simples do passaporte ou do documento de identificação, declaração de condições exigidas para o ingresso na universidade, documento que comprova a conclusão do Ensino Secundário ou equivalente,  documento comprobatório da classificação obtida no curso anterior, dentre outras informações obrigatórias. 

Lembrando que a taxa de candidatura é de 50 euros, por cada curso. O pagamento da taxa deverá ser efetuado antes de submeter a candidatura e os dados para pagamento estão disponíveis na plataforma online.

Ebook-Estudar-em-Portugal.jpeg
E-book Estudar em Portugal

Qual é o prazo para me inscrever na Universidade?

Via de regra, o prazo para apresentação de candidaturas para o novo semestre começa em Janeiro e segue até Fevereiro (2023), na primeira fase.  Depois, de abril a maio entra uma nova fase de seleção.

A divulgação dos resultados da primeira fase é em Março e, da segunda fase, em Junho. Esse é o período correspondente também à contestação dos resultados, por parte dos alunos. Após conclusão dessas etapas, os estudantes são informados do prazo de candidaturas e datas aproximadas, algo que ocorre normalmente por meio de um comunicado, recebido via e-mail. 

Quanto custa estudar na Universidade?

Conforme as informações atualizadas da Universidade do Algarve, para o ano letivo 2022/2023, a propina (taxa acadêmica anual) varia entre 1.500 e 4.500 euros, podendo ser paga em um parcelamento máximo de 10 mensalidades.

Como comparação, o valor para o curso de Design de Comunicação, por exemplo, é de 3.500 euros, o mesmo preço do curso de Psicologia. Já no curso de Engenharia Mecânica, o estudante pagará menos, o que equivale a 1.500 euros, como propina anual. Em paralelo, o curso de Enfermagem custa 4.500 euros anuais e o de Gestão, 2.500 euros. Cabe dizer que todos esses preços pertencem a cursos de Licenciatura.

By Naiara Andrade

Naiara Andrade é brasileira, catarinense e jornalista. Tem experiência em produção de conteúdo, mas também em outras atividades nas áreas da Publicidade e do Marketing Digital. Já morou na Irlanda, onde aprimorou um segundo idioma. Atualmente reside em Portugal e cursa Mestrado em Comunicação Estratégica, na UBI. Apesar de gostar muito do mar, Naiara aprendeu a apreciar as montanhas. Apaixonada por música, ela adora viajar, curte cinema e está sempre aberta a novos desafios pelo caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.