Horário de Lisboa: 18h47 € Cotação: Euro Hoje

Saiba como morar em Portugal e as principais regiões do país europeu.

Se você está planejando uma mudança de país, saber onde morar em Portugal é fundamental para pesquisar imóveis e descobrir como é a qualidade de vida. 

Onde morar em Portugal?

Portugal é um país pequeno se comparado ao Brasil. São apenas 10,3 milhões de habitantes e hábitos culturais bem diferentes dos nossos. Porém, tem o mesmo idioma e pessoas muito trabalhadoras e acolhedoras. 

A terra da sardinha, do bacalhau e dos bons vinhos possui regiões bem distintas e você precisa conhecer para saber onde morar em Portugal. 

Veja a seguir como são as principais regiões do país luso e faça sua escolha de acordo com o seu perfil e estilo de vida. 

Melhores cidades de Portugal para viver

Morar em Lisboa

Em Lisboa é onde tudo acontece, mesmo! A capital do país é sede do governo português, onde estão as principais empresas, start ups, eventos, shows, principais museus e congressos. 

Dessa forma, Lisboa é a maior cidade de Portugal e é ideal para quem gosta de cidade grande e agito. Ainda que seja possível viver mais afastado do centro, você terá as vantagens e desvantagens de morar em uma metrópole. 

Saber onde morar em Portugal pode ser uma dúvida enorme para ser respondida antes da sua mudança. Por isso, pesquise bastante sobre o estilo de vida da cidade, o número de habitantes, o custo dos imóveis e o que mais combina com você e sua família. 

Como comprar casa em Portugal? Confira o preço do metro quadrado.

lisboa
Cidade de Lisboa

Morar em Cascais e Estoril

Já a região de Cascais e Estoril, do ladinho de Lisboa, é considerada a Riviera Portuguesa e não é por menos. Se você quer saber onde morar em Portugal e busca um lugar paradisíaco e com bons imóveis, não deixe de colocar Cascais e Estoril na sua lista de opções.

Porém, por ser uma região bastante nobre, o custo de vida, principalmente com moradia, é mais alto. 

Onde morar no Algarve

O Algarve em Portugal é uma região muito procurada por aposentados. Por ser a região mais quente de Portugal, chove pouco, o frio não é rigoroso e possui uma média de 300 dias de sol por ano. 

É uma região bastante turística de Portugal e fica a apenas 2 horas e 30 minutos da capital Lisboa. A grande vantagem de morar no Algarve é ter paisagens belíssimas, as praias mais bonitas de Portugal e muita qualidade de vida. 

No Algarve há muitos espaços para caminhadas e prática de atividades físicas. Entretanto, conseguir um trabalho no Algarve pode ser mais difícil na baixa temporada. O local vive bastante da alta temporada do verão europeu. 

Entre as principais cidades para morar no Algarve estão Faro, Albufeira, Lagos e Portimão.

Saiba como é morar no Algarve: custo de vida, lazer e mais.

algarve em portugal
Albufeira

Norte de Portugal

O norte de Portugal é a região mais fria e chuvosa de Portugal. Mas também há quem diga que é a região mais charmosa do país. Possui invernos mais rigorosos e molhados. Entre as principais cidades para morar no norte estão o Porto, a segunda maior cidade de Portugal e um importante destino turístico. 

Depois do Porto, outras importantes cidades são Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Braga, Guimarães e Viana do Castelo

O Porto conta com 1,7 milhões de habitantes em sua região metropolitana e é possível morar em cidades do seu entorno. 

Além de contar com o Rio Douro e praias, o Porto conta com muitas opções de empresas, comércio e serviços. Sendo considerado um bom local para investir em Portugal. 

Morar na Região do Douro em Portugal

A região do Douro é onde são produzidos os famosos vinhos do Porto. Localizada também no norte do país, é uma região lindíssima, bastante agrícola e cheia de vinhas e vinícolas. Entre as principais cidades para morar no Douro, estão o Porto, Peso da Régua, Vila Nova de Gaia e Lamego. 

Centro de Portugal

Já a região centro de Portugal tem como principais cidades, a histórica Coimbra, Leiria, Viseu, Aveiro, Guarda e Covilhã

Coimbra é uma cidade universitária bastante escolhida por estudantes brasileiros que querem continuar seus estudos em Portugal. Com renome internacional, a Universidade de Coimbra é uma das mais antigas universidades do mundo ainda em funcionamento. 

Além de Coimbra, Leiria é outra opção de cidade de onde morar em Portugal. Ela é considerada uma das melhores para se viver em Portugal, assim como Viseu. 

Leiria e Viseu são consideradas cidades de porte médio no país e é ideal para quem busca segurança e mais tranquilidade para criar os filhos. 

Desse modo, outra importante cidade portuguesa é Aveiro. Muito charmosa, a cidade litorânea recebe turistas, mas tem um clima de interior. O povo é bastante acolhedor e você pode encontrar uma casinha para morar perto da praia e viver um sossego inexplicável a apenas 50 minutos do Porto. 

onde morar em portugal
Coimbra

Viver no Alentejo

O Alentejo é a região mais quente de Portugal e fica bem próxima a Lisboa. Com ar de interior, casas brancas com detalhes em amarelo, possui alguns dos melhores vinhos de Portugal. 

Entre as principais cidades para morar no Alentejo está a charmosa e histórica Évora, uma cidade pequena, porém com universidade e atrações turísticas. 

Outra vantagem de morar no Alentejo, é a tranquilidade da região e a boa gastronomia. A culinária alentejana é muito rica e diversificada. 

Cidades do interior de Portugal: saiba como é morar e o incentivo do Governo.

alentejo em Portugal
Portalegre

Por que morar em Portugal?

Portugal é um país encantador para quem gosta de história, arte, cultura e boa gastronomia. O país europeu é cheio de castelos, palácios, igrejas, museus e guarda lugares quase que sagrados da era romana. 

É o local ideal para quem quer fugir de muito agito, de cidades lotadas e para quem busca qualidade de vida. 

Saber onde morar em Portugal não é difícil, basta você responder as seguintes perguntas:

  • Qual o meu objetivo em Portugal? Trabalhar, estudar, investir ou curtir a aposentadoria?
  • Vou sozinho ou em família?
  • Gosto de cidade grande ou pequena?
  • Vou comprar um imóvel ou alugar?

De um modo geral, Portugal é ideal para quem já está numa época da vida que quer mais sossego e tranquilidade. 

Leia também: Portugal, o 3º país mais seguro do mundo em 2020.

Por Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.