Horário de Lisboa: 02h21 € Cotação: Euro Hoje

Seja no Fado, música tradicional Portuguesa ou nos poemas que remontam à época de domínio Romano, os imperdíveis Miradouros de Lisboa sempre serviram de inspiração para versos e prosa.

Uma das características mais presentes nas citações da cidade, é sua disposição geográfica por entre colinas que descem até encontrar o Rio Tejo.

Este cenário propiciou que a cidade ofertasse um número enorme de miradouros para o deleite de quem a visita e busca por um momento especial vendo Lisboa e o Tejo do alto.

Os miradouros de Lisboa são tão numerosos que até os Lisboetas evitam confirmar o número exato.

Mas vamos tentar desvendar os principais mirantes da capital portuguesa e você pode escolher por onde começar.

Alfama, saiba tudo sobre o bairro de fado em Lisboa

Lenda das 7 Colinas de Lisboa

A lenda conta que Lisboa teria sido fundada, assim como Roma, sob 7 colinas, a de São Jorge ( o Castelo), São Vicente, São Roque, Santo André, Santa Catarina, Chagas e Sant’Ana.

Há os que afirmam que a cidade na verdade têm 8 em vez de 7 colinas, sendo que a provável Colina da Graça não foi incluída, justamente para que a lenda fizesse mais sentido.

De qualquer forma, mesmo sem a certeza do número exato de colinas, uma coisa é certa, que nelas, e por toda Lisboa há muito miradouros e vistas magníficas a serem apreciadas.

Selecionamos a seguir uma lista de miradouros que se espalham por toda Lisboa.

Acesse o Guia Completo de Lisboa

Miradouro do Castelo de São Jorge

Situado no Castelo de São Jorge, no bairro da Mouraria, ao lado da Alfama, é um dos mais conhecidos e provavelmente o mais visitado também.

Com uma das melhores vistas panorâmicas da cidade, pode-se avistar o Tejo e a Ponte 25 de Abril ao fundo.

miradouro de sao jorge - Nacionalidade Portuguesa

Além do miradouro, o Castelo de São Jorge é uma grande atração para os visitantes, com diversos pontos voltados para a cidade de Lisboa e seus canhões direcionados para o Rio Tejo, de qualquer ângulo, uma vista estonteante. 

Conheça os melhores lugares para fazer compras em Lisboa

Miradouro da Graça (Sophia de Mello Breyner Andresen)

O nome oficial do miradouro leva o nome da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, mas é mais conhecido como Miradouro da Graça.

Talvez o mais romântico dos mirantes lisboetas, revela ao pôr do sol um visual lindíssimo, por vezes embalado por artistas de rua com a música certa para o momento. O Castelo de São Jorge  revela-se à direita e o Rio Tejo logo a frente e o Parque Florestal de Monsanto.

Anexo ao miradouro você encontra a Igreja da Graça, datada do século XVIII.

miradouro da graça - nacionalidade portuguesa

miradouro da graça 01- nacionalidade portuguesa

Miradouro de Santa Catarina

Se você estiver no Largo de Camões ou no Ascensor da Bica, não deixe de conhecer, ali perto o Miradouro de Santa Catarina, ou como também é conhecido Adamastor, devido a estátua que guarda o local, com a figura mítica que leva esse nome.

O local fica próximo ao Museu dos Remédios, e é um ponto de encontro da juventude lisboeta, contando com dois bares anexos ao miradouro.

Museu dos Remédios - Nacionalidade Portuguesa

Por estar muito próximo ao Rio Tejo, pode-se avistar facilmente o Cristo Rei na  margem sul do rio.

miradouro de Santa Catarina - Nacionalidade Portuguesa

Melhores bairros de Lisboa: quais são e quais as diferenças

Miradouro do Elevador de Santa Justa

Na zona do largo do Carmo, próximo ao Armazém do Chiado você irá encontrar o elevador de Santa Justa, construído na virada do século XIX  para o século XX, pelo engenheiro Raoul Mesnier du Pomsard.

miradouro elevador santa justa - nacionalidade portuguesa

Ao subir o elevador você poderá desfrutar de uma vista esplêndida sobre a Baixa Chiado, o Rossio e a Colina de São Jorge com o Castelo completando o horizonte. Inesquecível.

Mas não se esqueça, o acesso ao elevador é pago, e dependendo do dia e horário, você precisará ter muita paciência para encarar a fila que se forma.


 

Miradouro de São Pedro de Alcântara

No Jardim de São Pedro de Alcântara, repleto de estátuas de deuses mitológicos e jardins geométricos, você pode sentar junto aos bancos de pedra e aproveitar a vista no Miradouro de São Pedro de Alcântara.

Ao lado do Bairro Alto, entre o Chiado e o Príncipe Real, do miradouro pode-se ver o Castelo de São Jorge, Bairro de Alfama, a Sé Catedral,  encosta da Mouraria,etc, de dia ou durante a noite.

miradouro sao pedro de alcantara - nacionalidade portuguesa

Miradouro de Santa Luzia

O mais charmoso dos miradouros de Lisboa conta a vista para o Rio Tejo, e de camarote pode ver a chegada dos cruzeiros turísticos que ali aportam, ou então a cúpula do Panteão Nacional, a Igreja de Santo Estevão e a Igreja de São Miguel. Tudo isso sob uma pérgola com videiras e azulejos portugueses que contam a história da cidade.

Pode-se chegar a pé subindo as ruas do Bairro de Alfama, ou utilizar os Elétricos que ali passam.

miradouso santa luzia - nacionalidade portuguesa

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Por Fábio Mallon

MBA Executivo em Marketing e Comunicação, especialista em marketing digital, apaixonado por fotografia e por viajar. Atualmente reside em Portugal.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.