Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Se você planeja viajar pela Europa, é imprescindível colocar as 7 Maravilhas de Portugal no roteiro.  São locais representativos e exemplares da história do país luso. 

Neste texto trazemos as principais informações sobre cada uma delas: o que são, onde estão localizadas, como fazer para visitá-las e o que torna cada um desses pontos tão especial.

Boa leitura.

As 7 Maravilhas de Portugal

Em 2007, cerca de 350 mil portugueses decidiram por votação a escolha dos sete monumentos mais importantes do país. A ação aconteceu de forma paralela à eleição das Novas 7 Maravilhas do Mundo, com a ideia de criar uma memória comum sobre espaços e monumentos importantes a serem recordados por todos.

A lista serviu para salientar o patrimônio histórico de Portugal tanto para os turistas como para os próprios portugueses, alavancando a Identidade Nacional e recuperando o interesse pelos belíssimos castelos, palácios, igrejas e mosteiros que marcam a paisagem lusitana.

Veja quais foram os monumentos escolhidos como as 7 Maravilhas de Portugal:

Castelo de Guimarães

Descubra quais são as 7 Maravilhas de Portugal, Castelo de Guimaraes.
Castelo de Guimarães – Foto Turismo de Guimarães

O Castelo de Guimarães fica em Guimarães, no norte do país, 55km distante da cidade do Porto, onde está localizado o aeroporto mais próximo.

Popularmente denominado como berço da nacionalidade, o Castelo de Guimarães é ligado às lutas da independência de Portugal e à fundação do Condado Portucalense. Foi onde nasceu, no de ano de 1112, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. 

A origem do Castelo remonta ao Século X: foi construído inicialmente para ser refúgio de monges e da comunidade cristã dos arredores, já que o mosteiro que existia na região era constantemente atacado por mouros e normandos. Vários reis, entres os séculos XIII e XV, contribuíram com obras de restauro e melhoramento. Ainda assim, o Castelo sofreu um longo período de abandono, até que no século XX foi declarado Monumento Nacional e restaurado.

Hoje, essa, uma das 7 Maravilhas de Portugal encontra-se em excelente estado de conservação e pode ser apreciada por dentro e por fora – os jardins no entorno do Castelo de Guimarães também são muito bonitos. Para saber mais sobre os dias, horários de visitação e bilheteria basta acessar esse link.

Castelo de Óbidos

Descubra quais são as 7 Maravilhas de Portugal, Castelo de Obidos
Castelo de Óbidos – Foto Óbidos Vila Literária

No centro do país encontramos outra das 7 Maravilhas de Portugal – e mais um Castelo com excelente estado de conservação: o Castelo de Óbidos, distante apenas 80km de Lisboa.

Com origem romana, esteve também sob domínio árabe – período em que as muralhas  foram erguidas, no século VIII – antes de ser reconquistado pelos cristãos, em 1148.

O Castelo de Óbidos passou por várias ampliações e modificações ao longo dos séculos, dentre as quais podemos destacar a construção do Paço dos Alcaides durante o reinado de D. Manuel I – com suas famosas janelas de recorte manuelino, abertas para o interior do pátio. O Paço foi muito danificado com o terremoto de 1755.  Ficou em ruínas até o século XX, quando foi recuperado.

Hoje, o local abriga um belo hotel 4 estrelas e, por isso, não está aberto para visitação. Se hospedar-se ali não está nos seus planos, uma boa dica para apreciar o interior é fazer uma reserva e desfrutar do restaurante.

Mosteiro da Batalha

Descubra quais são as 7 Maravilhas de Portugal, Mosteiro da Batalha
Mosteiro da Batalha – Wikipédia

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido como Mosteiro da Batalha, também fica na região central – em uma vila a cerca de 120 km distante de Lisboa. É uma preciosidade da arquitetura portuguesa, que impressiona pela beleza. 

Essa Maravilha de Portugal surgiu de uma promessa cumprida pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota. A batalha aconteceu em 1385 e assegurou a ele o trono e a independência de Portugal.

O Mosteiro da Batalha passou por várias fases de construção durante mais de 150 anos e, por isso, conta com traços góticos, manuelinos e até renascentistas.

Mais informações sobre a visitação você encontra nesse link.

Mosteiro de Alcobaça

Descubra quais são as 7 Maravilhas de Portugal, Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça – Foto Dicas de Lisboa

Ainda no centro do país é possível visitar uma das 7 Maravilhas de Portugal mais bem conservadas: o Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, ou, simplesmente, o Mosteiro de Alcobaça. Está situado na cidade de mesmo nome, distante 120 km de Lisboa. 

Foi o primeiro ensaio de arquitectura gótica do país e é bastante visitado por ser local dos túmulos de Inês de Castro e D. Pedro I. 

Horários, dias de visitação e mais informações sobre esse espaço monumental estão disponíveis aqui.

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jeronimos
Mosteiro dos Jerónimos – Foto Contando Destinos

O Mosteiro dos Jerónimos é uma obra prima do Bairro de Belém, em Lisboa. Essa construção importantíssima foi fundada por D. Manuel I como perpetuação da memória do Infante D. Henrique, que era devoto de Nossa Senhora e de São Jerónimo. Começou em 1501 e durou mais de 100 anos. Assim sendo, carrega o estilo de diferentes épocas e arquitetos.

A grandiosidade realmente impressiona. Ali ficam as tumbas de personalidades como o rei D. Manuel I, o navegador Vasco da Gama e os poetas Luís de Camões e Fernando Pessoa. Informações sobre bilheteria e horários você encontra aqui.

Palácio Nacional da Pena 

Palacio nacional da pena
Palácio Nacional da Pena – Parques de Sintra

Dentre as sete Maravilhas de Portugal encontramos também o Palácio Nacional da Pena, uma das construções mais importantes e bonitas do país, erigida no segundo ponto mais alto da Serra de Sintra. E o melhor: está apenas 30 km longe do Centro de Lisboa.

O Palácio em si é formado por duas alas: o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerónimo e a ala edificada no séc. XIX por D. Fernando II. As cores originais da parte exterior da obra foram “devolvidas” em 1994:  rosa-velho para o antigo mosteiro, ocre para o Palácio Novo. 

O Palácio tem uma vista privilegiada para o mar e integra a Rede de Residências Reais Europeias.

Os bilhetes para a visitação podem ser comprados aqui.

Torre de Belém

Torre de Belém
Torre de Belém – Foto Dicas de Lisboa

E por fim, mas não menos importante – pelo contrário! – vamos à Sétima Maravilha de Portugal: a Torre de Belém. Também em Lisboa, é um dos locais mais visitados do país.

A Torre  de Belém foi construída entre os anos de 1514 e 1519 de forma estratégica na margem norte do rio Tejo, como defesa da barra de Lisboa. Nesse belo conjunto arquitetônico encontram-se duas áreas: a torre de menagem medieval e o baluarte moderno. Tem 35 metros de altura e todas as informações sobre horários de visitação e bilheteria podem ser encontradas neste link.

Mesmo que você não pretenda entrar na Torre de Belém, vale uma passagem para apreciar a belíssima arquitetura e a impressionante vista do rio.

Para finalizar, nossa dica é: para conhecer todas as 7 Maravilhas de Portugal pegue um carro e vá de Norte a Sul (ou vice-versa). Elas ficam relativamente próximas do litoral, mas nem todas são facilmente acessíveis, de maneira prática, com o transporte público. Acredite, você não vai se arrepender.

Por Carol Patatt

Jornalista e produtora de conteúdo, escolheu o interior de Portugal para fazer um mestrado em Jornalismo e dar um "pause" na vida de repórter esportiva no Rio de Janeiro - ainda que, ocasionalmente, trabalhe com futebol em terras lusitanas. Mostra a região da Serra da Estrela no canal no Youtube "saiadarotina" e também é pesquisadora via Erasmus na Universidad de La Rioja (Espanha).

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.