Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Antes mesmo de chegar à Portugal, é importante verificar como são as farmácias, como encontrar os medicamentos que você precisa continuar tomando, e a dúvida que assombra os brasileiros: Precisa de receita? 

Existem três maneiras de dar continuidade aos seus medicamentos em terras lusitanas:  levar na mala, comprar em Portugal com a receita do seu médico brasileiro ou se consultar com um médico em Portugal. 

Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber quando for comprar medicamentos nas farmácias em Portugal, e como são estes estabelecimentos.

Como são as Farmácias em Portugal?

Ao contrário do que muitos imaginam, as farmácias em Portugal não são megalojas de conveniência. Pois é, não vá achando que quando você for a uma farmácia portuguesa irá comprar todos aqueles cosméticos, produtos de higiene, kit emagrecimento e chocolate 0% açúcar.

No geral, as farmácias são lojas compactas e tem como principal negócio a venda de medicamentos. Algumas delas tem espaços para marcas que vendem produtos relacionados à saúde: protetores solares, produtos ortopédicos, e alguns cosméticos mais conceituados no mercado. 

Todos os remédios, por mais simples que sejam, você precisa solicitar para um atendente. Esses medicamentos não ficam ao alcance do consumidor como acontece nas farmácias brasileiras.

Horário de funcionamento das farmácias em Portugal

Outro fator que os brasileiros se deparam ao chegar em Portugal são os horários em que as farmácias funcionam. A maioria delas abrem a partir das 9h e fecham as 21h.  É raro encontrar farmácias 24h ou que tenham serviço de tele entrega. 

O atendimento nas farmácias em Portugal é excelente, profissionais capacitados, em sua maioria farmacêuticos que são sempre atenciosos e estão dispostos a sugerir remédios para sintomas simples como um resfriado, dor de cabeça, etc. 

Preços dos remédios em Portugal

Os preços dos remédios em geral são mais baratos que no Brasil.

Isso porque em Portugal o único imposto que o consumidor paga sobre remédio é o IVA. 

Além disso, para quem possui o número de Utente, é possível pagar ainda menos por medicamentos.

A chamada Comparticipação, é um sistema criado pelo governo Português que paga uma boa parte dos remédios diretamente para as farmácias, fazendo com que o preço para a população seja simbólico.

tabela de remedios
Preços dos remédios em Portugal

Como conseguir remédio mais barato com o número de Utente?

O número de Utente é o registro no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Com esse número é possível ter atendimento em hospitais públicos de Portugal e comprar medicamentos com descontos. 

Se você chegou à Portugal há mais de 90 dias, você já pode solicitar gratuitamente o seu número de utente. Basta ir ao Centro de Saúde mais próximo da sua residência com os seguintes documentos:

NIF;

Comprovante de residência;

Passaporte;

Bilhete de identificação ou cartão de residência;

Visto de trabalho;

Caso você não tenha um contrato de trabalho ou visto você precisará de um atestado de residência que comprove que você more em Portugal por mais de 90 dias. 

Segundo a Direção Geral de Saúde, DGS, para este atestado de residência são necessárias 2 testemunhas também residentes na área, que confirmem a informação. Podem ser particulares (pessoas conhecidas, vizinhos) ou estabelecimentos comerciais (o dono da pensão, as lojas onde é cliente), ou ainda fazer uma declaração por honra. Depois do atestado ser passado pela Junta de Freguesia, as pessoas devem dirigir-se ao Centro de Saúde para inscrição.

Nomes dos remédios em Portugal

 Vale lembrar que caso não tenha a receita médica, você pode comprar alguns medicamentos com o nome da(s) substância(s) e a quantidade de miligramas que compõe o remédio.

Para saber a equivalência, existem alguns sites que fazem essa pesquisa, o INDICE.EU é um dos mais conhecidos e é bem simples de utilizar. Para fazer a busca, basta preencher o país de origem do medicamento bem como o país do medicamento equivalente e o nome comercial.

Quais remédios precisam de receita em Portugal?

Anticoncepcionais, ibuprofeno, analgésicos em geral não necessitam de prescrição para serem adquiridos. 

A Dipirona ou Nolotil como é conhecido em Portugal é um dos medicamentos que só pode ser comprado com receita médica. Vale uma conversa com seu médico para saber qual a substância que você precisa e se é possível substituir por outro medicamento. 

Os antibióticos também são controlados e você vai precisar de receita médica para poder comprar. Então fique atento se você precisará durante sua viagem ou se está vindo morar em Portugal, traga sua receita. 

Como dar continuidade com seu medicamento em Portugal?

Há três formas de você continuar seu medicamento em Portugal:

1 – Traga seus remédios do Brasil: Sim, é possível você trazer seus medicamentos na sua mala de mão, mas não esqueça de trazer a receita junto. Se for trazer medicamentos controlados, porte também o laudo médico e a nota fiscal.

2 – Receitas do seu médico do Brasil: Solicite ao seu médico, as receitas com todas as informações e nomenclaturas das substâncias que seu medicamento contém. A grande maioria das farmácias em Portugal aceitam as prescrições e assim ficará mais rápido e fácil de você encontrar seu remédio. 

3 – Consulta com médico em Portugal: Uma terceira opção é a consulta médica em Portugal, que pode ser em um hospital público (caso você tenha o PB4 ou o número do Utente) ou em uma clínica particular. Nesta consulta, converse com o médico e explique os sintomas e os medicamentos que você costuma tomar. Solicite a receita e você poderá comprar seus remédios em qualquer farmácia. 

Saúde em Portugal é prioridade, então fique tranquilo que, ao chegar em terras lusitanas você terá à sua disposição ótimo atendimento, remédios e hospitais de qualidade. 

Por Bárbara Fernanda Jacobowsky

Formada em Comunicação Social pela FGV, e em English Business pelo Hennepin Technical College. Inquieta, e entusiasta de novas experiências, fez intercâmbio nos EUA e atualmente reside em Portugal.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.