Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Depois que você ler este artigo você irá se surpreender pela quantidade de empresas multinacionais portuguesas que possuem forte presença no mercado global, mas que você nem deveria imaginar!

Essas empresas têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento econômico de Portugal há anos, já que geram inúmeros empregos, atraem investimentos e contribuem para a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

E desde a expansão marítima portuguesa, com Portugal sendo um dos primeiros países a explorar os oceanos ainda não conhecidos pelos europeus, é que esse espírito empreendedor e visionário tornou-se parte da identidade portuguesa e impulsionou o crescimento de muitas empresas nacionais ao longo dos séculos.

Hoje, as empresas multinacionais portuguesas estão presentes em muitos países ao redor do mundo, principalmente, naqueles falantes de língua portuguesa, como Angola, Brasil e Moçambique, mas não somente, pois também estão na Espanha, México e Estados Unidos.

Quais são as empresas multinacionais portuguesas mais conhecidas?

Primeiramente, vale lembrar que a internacionalização de empresas, representa uma grande propaganda ao país que a exporta! As empresas multinacionais funcionam como verdadeiras embaixadoras do país e o ajudando a torná-lo ainda mais conhecido e respeitado no mundo todo.

Assim, quando as empresas multinacionais portuguesas começaram a expansão pelo mundo, foi uma grande forma de mostrar o potencial ecônomico de Portugal.

Atualmente, as empresas portuguesas que estão presentes em outros países estão concentradas nos segmentos de energia, telecomunicações, aviação, construção e engenharia.

Assim, vamos conhecer algumas das empresas multinacionais portuguesas!

EDP – Energias de Portugal 

Talvez a mais importante multinacional do país, a EDP é uma das maiores empresas de energia do mundo. 

Desde quando foi fundada em 1976, hoje, ela já está presente em mais de 29 países, incluindo o Brasil, Espanha, México, Estados Unidos, além de Portugal (é claro). Ela é responsável pela produção, distribuição e comercialização de energia elétrica, bem como pela geração de energia renovável. 

Aliás, quando o assunto é sustentabilidade, a EDP está na frente, sendo uma das principais empresas a investir em energias limpas e renováveis, como a energia eólica e solar, comprometendo-se a ser totalmente verde até 2030 (uma ambiciosa meta que está em seu site!).

Atualmente, a empresa conta com 12.236 funcionários, dos quais 27% são mulheres, cujas nacionalidades são 46 diferentes!

Com todas essas informações, a EDP pode ser considerada um grande exemplo para as empresas multinacionais portuguesas, principalmente pelo fato de ter se destacado muito nos últimos anos por conta de seus investimentos e esforços no desenvolvimento de mais fontes de energias limpas e renováveis.

TAP Air Portugal

Se algum dia você já pensou em viajar para Portugal, com certeza uma das primeiras sugestões de passagens aéreas foi da TAP.

Desde que foi criada, em 1945, a TAP já opera em mais de 80 destinos, em mais de 30 países! 

Entre altos e baixos, a TAP pode ser considerada uma das empresas multinacionais portuguesas que esbanja resiliência, já que sobreviveu à algumas crises, desde o final da segunda guerra mundial (quando foi criada), até a pandemia de 2020.

Atualmente ela conta com mais de 6.000 empregados, um número que já chegou a ser quase 10.000, antes da pandemia.

Apesar do baque pandêmico que a empresa sofreu, ela ainda possui boas e grandes metas para crescer e expandir ainda mais e, hoje, conta com o desenvolvimento de práticas sustentáveis, como ferramenta para atrair ainda mais investimentos. Dentre as metas que a companhia possui, a de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050, é a mais ambiciosa.

Além disso, a TAP também assumiu o compromisso de minimizar o impacto ambiental de sua operação através da redução do consumo de recursos, gestão de resíduos, modernização da frota e eficiência no uso de combustível. 

Altice Portugal (anteriormente Portugal Telecom)

A Altice Portugal é uma das principais empresas multinacionais portuguesas, estando presente em diversos países, como França, Israel, Bélgica e Luxemburgo, Portugal, Antilhas Francesas / Área do Oceano Índico e República Dominicana.

Desde que foi fundada, em 1994, ainda como Portugal Telecom, a empresa é responsável pela prestação de serviços de telefonia fixa e móvel, internet e televisão. 

Por ser grande referência em inovação, sua marca é amplamente divulgada no maior evento de tecnologia de Portugal, o Web Summit, já que é na arena de mesmo nome da empresa, que o evento ocorre (caso esse nome lhe fosse familiar!).

Atualmente, a empresa é conhecida por seu investimento em tecnologia e inovação, incluindo a implantação de redes de fibra ótica em todo o país. Em 2020, a Altice Portugal empregava mais de 10.000 pessoas em Portugal e em outros países.

Millennium BCP – Banco Comercial Português

O Banco Comercial Português é mais conhecido pela sua marca, que é Millennium e, hoje, é considerado a maior instituição bancária privada em Portugal.

Além disso, o banco também é uma das empresas multinacionais portuguesas, já que está presente em outros países, como Polônia, Moçambique, Angola (através da associada BMA) e China.

Em 2022 o banco fechou com uma carteira de 2,6 milhões de Clientes, espalhados pelo mundo, e um dos produtos mais conhecidos é o banco digital, que oferece grande facilidade de acesso aos usuários.

Em números, atualmente o banco possui quase 16.000 empregados, tanto em território português, quando em outros países.

Mota-Engil

Sendo considerada uma das empresas de construção e engenharia mais reconhecidas de Portugal, a Mota-Engil foi fundada em 1946, e hoje já está presente em 23 países, incluindo Portugal, Espanha, Brasil, México, Angola e Moçambique. 

Ela é responsável pela realização de projetos de grande porte, como a construção de rodovias, pontes, ferrovias, aeroportos e edifícios comerciais. 

Atualmente, a empresa conta 38.500 empregados e, em 2021 teve um volume de negócios de € 2.656 milhões. 

Jerónimo Martins

Apesar de não usar amplamente esse nome, a Jerónimo Martins está mais presente no cotidiano dos portugueses do que você possa imaginar. 

Dona de marcas como Pingo Doce e Recheio, a Jerónimo Martins, que foi fundada em 1792, é uma das maiores empresas de varejo da Europa e também possui operações na Polônia e na Colômbia.

Atualmente, a empresa emprega mais de 123 mil empregados, espalhados entre os 3 países que está presente, sendo funcionários de mais de 75 nacionalidades.

Do ponto de vista de inovação, a empresa é destaque quanto às práticas sustentáveis e ganhou destaque pelo trabalho que tem feito para combater as alterações climáticas e gestão da água, já que implementou medidas para reduzir o impacto ambiental das suas operações, como a redução do consumo de energia e água e a gestão eficiente de resíduos em sua rede.

Sonae

Conhecida por ser um grupo detentor de grandes marcas, a Sonae é, com certeza, uma das maiores empresas multinacionais portuguesas.

Desde a sua fundação, em 1959, a empresa está presente em 62 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Austrália e, basicamente a Europa toda.

Hoje, o grupo possui marcas como Wells, Worten, Continente e NOS. Além disso, a empresa também possui grande interesse em atuar de maneira mais sustentável e assumiu o compromisso de neutralidade carbônica até 2040.

Em 2019, o grupo contava com mais de 53 mil funcionários e é conhecida por sua cultura de inovação e empreendedorismo.

Como é trabalhar para uma empresa multinacional portuguesa

Assim como para qualquer empresa que seja mais globalizada, a experiência de trabalhar para uma empresa multinacional portuguesa pode ser muito agregadora. 

Além da possibilidade de trabalhar em um ambiente multicultural, a chance de aprender sobre novas culturas, tecnologias e processos é muito grande.

No caso das empresas multinacionais portuguesas, essa experiência pode ser ainda mais interessante, pois elas geralmente têm um forte compromisso com o desenvolvimento de seus funcionários e oferecem muitas oportunidades de crescimento profissional.

Muitas dessas empresas adotam uma cultura corporativa moderna e inclusiva, que valoriza a diversidade. Além disso, quando você trabalha para uma empresa multinacional, as chances de você receber convites para participar de projetos em outros países em que a empresa atua, são maiores

Apesar disso, é bom ficar claro que trabalhar para uma empresa multinacional, seja portuguesa ou de outra nacionalidade que tenha filial em Portugal, por exemplo, pode oferecer uma experiência única e enriquecedora em termos de crescimento profissional e pessoal, mas desde que você esteja preparado para enfrentar os desafios que surgem nesse tipo de ambiente.
Se quiser saber mais dicas sobre como trabalhar em Portugal, temos bastante conteúdo por aqui.

Por Fernanda Terron

Advogada, escritora e empreendedora na Europa. Sou aquela que deixou a rotina das 09h às 18h em grandes empresas para viver a experiência do desconhecido, primeiro, desbravando Portugal e, hoje, a Alemanha. Nesta vida que levo, descobri que viver pode ser bem descomplicado, dependendo da forma como você enxerga o mundo e das pessoas que você encontra no caminho.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.