Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

Atualmente, muitos brasileiros têm o desejo de estudar em Portugal, buscando uma experiência acadêmica e pessoal no exterior. A excelência das universidades portuguesas e a familiaridade com o idioma são fatores significativos que alimentam essa aspiração.

Se você compartilha desse interesse em estudar no país, acompanhe este artigo de perguntas e respostas e tire todas as suas dúvidas sobre o visto D4.

Boa leitura.

O que é o visto D4?

O visto D4 é uma autorização concedida pelo governo português a estrangeiros que desejam estudar no país, nos mais diversos níveis educacionais: escola secundária, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, intercâmbio, estágio, investigação científica e voluntariado.

Esse visto é indicado para permanência em longa duração no país, ou seja, por mais de 1 ano e que não residam em nenhum país europeu. Para estudantes que já estejam na Europa é indicado o visto D5.

Quem pode solicitar o visto D4?

Qualquer cidadão estrangeiro que não seja nacional de Estados Membros da União Europeia (UE), do Espaço Económico Europeu e Suíça que pretendam estudar num estabelecimento de ensino reconhecido, participar num programa de intercâmbio de estudantes, estágio profissional ou de voluntariado.

Quais são os requisitos para solicitar o visto D4?

O requisito mais importante para conseguir o visto D4 é ter sido aceito ou aprovado em uma instituição de ensino superior ou curso de formação profissional em Portugal. 

O documento que faz essa comprovação é a carta de aceite ou comprovante da matrícula. Ou seja, é necessário ter sido aprovado e estar matriculado na instituição de ensino portuguesa na qual deseja estudar.

Juntamente a isso, é preciso completar a documentação exigida para fazer o pedido de visto.

Qual é a duração do visto D4?

Essa é uma das dúvidas sobre o visto D4 mais recorrentes.

Pois bem, o visto de estudo tem uma duração de 120 dias e permite que o seu titular, após chegada ao território português, requeira a autorização de residência perante o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) (atual AIMA).

O visto D4 permite trabalhar em Portugal?

A resposta é sim! Você pode estudar em Portugal e trabalhar ao mesmo tempo. 

Os titulares do visto D4 e da respectiva autorização de residência também poderão exercer alguma atividade profissional, desde que isso não interfira na carga horária de estudos.

Porém, será necessário fazer uma comunicação prévia ao SEF. 

O D4 exige meios de subsistência?

A Lei de Estrangeiros facilitou o processo de obtenção do visto D4, de modo que o estudante precisa apenas apresentar o comprovante de matrícula na instituição.

Ou seja, os estudantes de países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) não precisam mais apresentar o comprovativo de meios de subsistência.

Mas é importante esclarecer que, para isso, é preciso que o estudante tenha sido aprovado para estudar em uma instituição portuguesa de ensino superior que seja oficialmente reconhecida.


Quanto tempo demora a aprovação do visto D4?

Após a apresentação dos documentos, o pedido será analisado e a aprovação do visto D4 demora em média 90 dias.

Quais são os custos associados ao visto D4?

O custo da taxa do visto D4 é de aproximadamente 600 reais. Além disso, há uma taxa menor a ser paga em Portugal perante o SEF, sendo o valor aproximado de 40 euros. 

Mas, se você é bolsista no Brasil ou em Portugal, pode ter a isenção da taxa de pedido do visto D4.

O visto D4 permite a entrada em outros países da União Europeia?

Sim. Durante a validade do seu visto D4 poderá viajar para outro país da comunidade europeia normalmente.

O que acontece se o curso terminar antes da data de validade do visto?

Nada! O visto D4 confere, a princípio, a possibilidade de permanecer em Portugal por 120 dias ao seu titular, independentemente se o curso terminar antes da data de validade.

By Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

Sociedade de Advogados

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.