Horário de Lisboa: 01h43 € Cotação: Euro Hoje

O Programa Bandeira Azul certifica e avalia as condições das praias em diversos países do mundo e Portugal ocupa a 6ª posição desse ranking com 352 praias, incluindo 17 novos balneários em 2019.

Além das belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego, Portugal também conta com mais de 350 praias com o certificado Bandeira Azul, 17 Marinas e 9 Embarcações Ecoturísticas.

Trouxemos 9 delas, de norte a sul, para você conhecer e assim, visitar e incentivar o projeto, que visa melhorar as condições dos balneários para turistas e moradores. 

 

Bandeira Azul em Portugal

Informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços; são esses os quatro critérios que as praias com Bandeira Azul são avaliadas. Os locais são submetidos a pesquisas e avaliações durante o verão anterior e recebem a premiação em Abril, pouco antes de quando se inicia a temporada de verão na Europa.

Com isso, você turista ou que está vindo morar em Portugal, pode ficar tranquilo ao banhar-se numa das praias de Bandeira Azul, irá encontrar água de qualidade, areia limpa, salva-vidas com equipamentos de primeiros socorros, sanitários com boas condições de higiene, acessibilidade, água potável, mapa com informações sobre o ecossistema e comportamento que os visitantes deverão assumir. Para saber mais sobre os critérios que são avaliados clique aqui.

Todos os anos o Programa Bandeira Azul tem um novo tema de conscientização, em 2019 o desafio é conscientizar e sensibilizar o fato de que o lixo marinho tem origem nas atividades terrestres.

 

Bandeira azul Portugal 2019 - Nacionalidade Portuguesa

Tema do Programa Bandeira Azul em Portugal em 2019

 

Praias do Norte de Portugal

O norte listou em 2019, 76 locais, incluindo uma marina. 

Praia da Foz – Viana do Castelo 

A cidade, que já é um charme à parte, conta também com um belíssimo litoral, praia de areia fina, banhada pelo atlântico e presenteada com um pôr-do-sol de tirar o fôlego, a Praia da Foz oferece atividades e facilidades que deram o prêmio Bandeira Azul. Modernos equipamentos de apoio, rodovias com fácil acesso, transporte público, estacionamento para carros e bicicletas além de um passeio marítimo, – como é chamado em Portugal o calçadão beira-mar – seja para caminhar ou pedalar na companhia de uma bela paisagem.

 

Guia turístico de Viana do Castelo

 

Praia Pedras do Corgo – Matosinhos 

Para quem gosta de praticar esportes na praia, Pedras do Corgo é o lugar ideal. Com uma larga extensão de areia e bem arrumada, é possível jogar aquele vôlei-de-areia no final da tarde ou bater uma bola com a turma, se preferir apenas relaxar, você também conta com aluguel de tendas ou opções de bares e restaurantes para aproveitar o dia. A região é também conhecida pela formação de dunas, que envolvem a praia. O acesso é facilitado por uma passarela até a areia e há estacionamento, caso você for de carro.

 

Já falamos aqui sobre as Praias do Norte de Portugal – Vila Nova de Gaia

 

Centro, Tejo e Alentejo

Praia de Pedrógão – Leiria 

Conhecida pelo seu mar de iodo, a praia de Pedrógão banha uma extensa faixa de areia com aproximadamente 1400 metros, e a Bandeira Azul não é o único selo dessa praia na região de Leiria. A praia possui também 2 outros prêmios: Bandeira de Praia Acessível e Qualidade de Ouro. Própria para a prática de surf e pescaria artesanal, aqui conhecida como Arte Xávega, a região é cercada por parques e reservas arqueológicas, destacando pinturas rupestres e jazida paleolítica de artefatos líticos. Mais ao sul, os visitantes contam com um Parque de Campismo, com estrutura para prática de esportes como handebol, futebol de salão, basquetebol, voleibol e tênis, bem como um parque infantil.  

 

praia do pedrogao - Nacionalidade Portuguesa

Praia do Pedrógão. www.visitleiria.pt

 

Doca de Santo Amaro – Lisboa 

Essa é para quem vem a procura de atrações, bons bares e restaurantes. A Doca de Santo Amaro, está localizada nas proximidades de Lisboa, e de lá você tem uma vista exuberante da Ponte 25 de Abril. Rodeada por museus e monumentos históricos como a Torre de Belém, a região foi um antigo armazém para pequenas embarcações e hoje, essa marina náutica comporta mais de 200 embarcações além de um terminal de cruzeiros. Dentre as facilidades que lhe deram a Bandeira Azul estão: passarelas flutuantes, água e eletricidade nas passarelas, recolha de lixo, sistema de segurança e comunicação, balneário e previsão do tempo. Perfeita para quem possui barco ou está apenas de passagem e quer desfrutar de um lugar badalado. 

 

Praia de Santo Amaro – Oeiras 

Conhecida pelo largo e iluminado calçadão à beira-mar com ciclovia, a praia de Santo Amaro fica a poucos quilômetros de Lisboa e tem acesso facilitado seja de trem ou pela rodovia. Nos arredores, estacionamentos, chuveiros e sanitários públicos, além de lixeiras seletivas. Por possuir uma extensa faixa de areia e um mar calmo, proporciona conforto para os visitantes que querem relaxar, e convida à pratica de esportes como Windsurf para os mais aventureiros. Além claro, de restaurantes, bares e cafés acessíveis para desfrutar de um dia na praia com tudo que você tem direito.

 

Praia de Santo Amaro - Nacionalidade Portuguesa

Praia de Santo Amaro em Oeiras. www.publituris.pt

 

Foz do Lizandro Mar – Mafra

Situada na área central de Portugal, a Praia Foz do Lizandro é um polo de lazer, que integra modernos bares e restaurantes com vista para o mar e dispõe de uma passarela elevada convidativa à uma caminhada beira-mar, com diversos mobiliários urbanos, bancos de jardim, iluminação e lixeiras seletivas. Esse caminho também conecta os visitantes ao amplo estacionamento com local para entrada e saída de passageiros e parada para transporte coletivo.  Além da Bandeira Azul, Foz do Lizandro também exibe o selo de Praia Acessível, por suas condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Se você também gosta de praias fluviais, poderá desfrutar das duas opções, pois a região conta com um Rio apropriado para banho e pratica de canoagem. 

 

O que fazer no Verão de Portugal 2019

 


Sul (Algarve)

Algarve foi a região com mais praias premiadas, um total de 92 locais, não é para menos, o Sul de Portugal sem dúvida é o destino daqueles que procuram um litoral badalado, com paisagens paradisíacas e águas mais quentes. 

 

Guia turístico do Algarve

 

Ilha do Farol – Mar 

A Praia do Farol está localizada na cidade de Faro, na região da ilha, onde também encontra-se o Farol do Cabo de Sta Maria. O acesso é feito por barco a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar).  De água limpa e mar calmo com faixa areia extensa, essa ilha está cercada por uma fauna diversificada que integra o Parque Natural, além da pequena povoação que lá vive e se dedica à pesca, em sua maioria. O fato de estar em uma ilha, não impediu a Praia do Farol de ter recebido o selo Bandeira Azul. Você terá toda a estrutura e segurança de uma praia do continente, com uma vista paradisíaca.

 

Praia dos Caneiros – Lagoa 

Falésias e águas límpidas são características da Praia dos Caneiros, localizada na cidade de Lagoa no Algarve. Considerada como praia não urbana por ser cercada dessas formações rochosas é, mesmo assim, muito visitada durante o ano todo. Seu acesso é facilitado por passarela e você terá como alugar um guarda-sol e cadeira se chegar desprevenido. A praia é monitorada por salva-vidas e oferece estacionamento e sanitários além de um restaurante à beira-mar. 

 

praia dos caneiros - nacionalidade portuguesa

Praia dos Caneiros – www.guiadacidade.pt

 

Praia de Alagoa – Altura, Castro-Marim 

De águas limpas e temperaturas amenas, a Praia de Alagoa-Altura é localizada em uma região dunar com sua vegetação típica e fauna preservada, além de estar muito próximo da fronteira com a Espanha. Sua larga e extensa faixa de areia dourada, possui 4 apoios salva-vidas e 1 apoio recreativo, este, situado fora da zona costeira, onde é possível praticar atividades como futebol e voleibol de areia, e também oferece condições adequadas para windsurf e kitesurf. Acessibilidade, estacionamento, restaurante e uma quadra poliesportiva são outras facilidades que a Praia Alagoa oferece, exibindo assim, não só a Bandeira Azul mas também o selo de Praia Acessível.

 

Conheça a lista completa de praias com Bandeira Azul de Portugal

 

Seja qual for seu destino, de Norte a Sul, as praias de Portugal estão preparadas para receber turistas e moradores, com qualidade, segurança e entretenimento. 

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

Você pretende residir em Portugal? Há duas opções: Tendo a Nacionalidade Portuguesa ou algum Visto para Portugal. Obtenha mais informações nas imagens abaixo:

                       

Por Martins & Oliveira - Sociedade de Advogados

Sociedade de Advogados

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.