Horário de Lisboa: 14h53 € Cotação: Euro Hoje

O sonho de morar em Portugal para os brasileiros nunca esteve tão em alta.

E foi com os números ascendentes de 2002 até 2017, que a  Deutsche Welle, emissora internacional da Alemanha e que produz jornalismo independente em 30 idiomas, convidou a Nacionalidade Portuguesa Assessoria para conversar sobre o tema.

Portugal é 1º lugar em cidadania para brasileiros,  e com mais de 30% do total de processos concedidos, os números ficam a frente da Itália, Espanha e Alemanha nos últimos 15 anos.

No artigo publicado pela emissora alemã, contamos um pouco da nossa história e até nossos clientes apareceram para dar seu depoimento.

Mas não é só isso, em detalhes no artigo todos os números e pormenores da busca pelo sonho Portugal.

 

nacionalidade portuguesa assessoria

 

Dupla cidadania na Europa

Segundo a reportagem da Deutsche Welle, os dados obtidos pelo Serviço de Estatística da União Europeia (Eurostat) de 2002 até 2017,  houve aumento de 800% no pedidos por dupla cidadania para  33 países europeus feito por brasileiros.

Em 2002 foram 2.422 cidadanias concedidas e em 2017 mais de 22.500.

Um total de 170.187 brasileiros conseguiram uma nacionalidade europeia no período de 15 anos.

O grande salto se deu de 2007  para 2008 com 152% de aumento nos pedidos, e foi nesse momento que Portugal passou a liderar o ranking de solicitações.

Dos principais países, que representam 75% dos pedidos de dupla nacionalidade aceitos, Portugal esta em primeiro lugar com 32% , seguido por Itália com 17,8%, Espanha 15,63% e Alemanha 7,83%.

 

dupla cidadania - nacionalidade portuguesa

Pedidos de Nacionalidade Europeia por brasileiros. www.dw.com 

Saiba se você tem direito à Nacionalidade Portuguesa

 

Portugal em 1º lugar em dupla cidadania para brasileiros

Na entrevista para a reportagem, Flavio Martins Peron, um dos sócios da Martins & Oliveira Sociedade de Advogados (Nacionalidade Portuguesa), contou um pouco da história do escritório e porque Portugal segue no topo da lista de nacionalidades europeias.

“Em 2014, quando percebeu que uma das tias enfrentava dificuldades com o processo de cidadania em Portugal, o advogado Flavio Martins Peron, de São Paulo, que fazia pós-graduação no país e mirava concursos públicos, decidiu ajudá-la.

Após conseguir a cidadania para si mesmo, o também lusitano de nascimento começou a orientar amigos e familiares em processos similares. Mudou de ramo e abriu um escritório. Hoje, protocola mais de 40 processos de nacionalidade portuguesa por mês, além de processos espanhóis e italianos.

Peron destaca o aumento do interesse dos brasileiros por cidadanias europeias. “No caso de Portugal, acredito que são duas as principais razões: cenário econômico e político desfavorável no Brasil e favorável em Portugal, e facilidade da língua e a ligação histórica entre os dois países”, diz.

“Outro fator determinante foi a recente alteração na lei da nacionalidade. Agora, netos de portugueses, que adquiram a nacionalidade diretamente dos avós, conseguem passar para o filhos. Antes não era possível”, acrescenta.” (www.dw.com)

 

Quem mais solicita a dupla cidadania

Entrevistada também pela reportagem, a professora e pesquisadora do Instituto Universitário de Lisboa e da University State of Florida (EUA), Beatriz Padilla mostrou dois fatos bem interessantes quanto aos pedidos de dupla cidadania.

Primeiro, que a grande maioria dos que buscam a nacionalidade europeia por descendência, no início não têm o desejo de se mudar para a Europa. O motivo passa por ser um plano B para a instabilidade na situação econômica do Brasil, e que caso seja necessário, a  garantia de já ter a nacionalidade facilitaria a ida para a Europa. “É uma medida de prevenção”, diz.

E outro apontamento, mostra que o maior número de solicitações de nacionalidade europeia parte das mulheres.

Em países como Áustria, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Espanha e Suécia, a porcentagem de pedidos femininos fica acima dos 70%.

“Um fator é a tendência do mercado laboral onde as mulheres do Brasil se inserem e possivelmente está vinculado também a casamentos mistos entre brasileiras e nacionais da União Europeia”, diz.

Em Portugal, os pedidos de 2002 a 2017 por nacionalidade portuguesa se deram com 57% de mulheres e 43% de homens.

 

pedidos de nacionalidade - nacionalidade portuguesa

Cidadanias concedidas a homens e mulheres. www.dw.com

 

Final Feliz

São muitos os sonhos realizados e histórias com final feliz. Mais de 1000 casos até o momento.

E é isso que enriquece a trajetória da Nacionalidade Portuguesa Assessoria.

Leia a matéria na íntegra e conheça um pouco dos nossos dois clientes, o Thiago Heluy e o João Veiga que há dois anos conseguiram a cidadania portuguesa.

 

 

 

Por Fábio Mallon

MBA Executivo em Marketing e Comunicação, especialista em marketing digital, apaixonado por fotografia e por viajar. Atualmente reside em Portugal.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.