Horário de Lisboa: € Cotação: Euro Hoje

A decisão de morar em Portugal foi tomada em 2017 por mim e por meu marido. Começava aí uma longa jornada de preparação, cálculos, pesquisas e muito planejamento. Hoje convido você a conhecer a  experiência de morar em Braga – prós e contras.

Vou explicar o que levamos em consideração para escolher a cidade, quais características pesamos mais, e hoje, com mais de um ano vivendo aqui, se pretendemos ou não continuar morando em Braga.

Antes de morar em Braga, um primeiro contato

O namoro com Braga começou em 2016 quando viajamos a turismo para conhecer Portugal e ficamos hospedados na casa de um casal de amigos. Eles já viviam aqui há dois anos e nos apresentaram a cidade com um olhar muito positivo. 

morar em Braga - nacionalidade portuguesa

Visita antes de morar em Braga

Gostamos muito já da primeira vez, visitamos parques, passeamos no centro histórico, almoçamos em bons e acessíveis restaurantes, fomos em cafés com doces deliciosos e ficamos impressionados com a organização e calmaria da cidade que um dia seria nossa também.

Nesta mesma viagem também conhecemos o Porto, Guimarães, Barcelos e Póvoa de Varzim. 

Leia também: Como é morar em Braga – Custo de vida, Lazer e mais

Decidindo por morar em Braga ou Porto 

Desde então pensávamos alto quando falávamos em morar fora do Brasil. Quando tudo se desenhou para a saída do nosso país, para vir morar em Portugal, Braga já estava em nosso radar. Me inscrevi para o mestrado na Universidade do Minho e na Universidade do Porto, fui selecionada para ambas e então a escolha ficou entre as duas cidades do norte. 

Porto é um encanto e em outros textos já deixei claro a minha paixão pela Invicta.

Como o Roteiro para visitar a cidade do Porto em 3 dias e o Guia Turístico do Porto.

Porém a decisão por Braga levou em conta dois principais motivos, o primeiro deles é que já tínhamos amigos próximos vivendo aqui e o outro foi o custo de vida. 

Em relação ao Porto, morar em Braga ainda é mais barato. O custo de um apartamento de T1 (um quarto) sai por quase a metade do que é no Porto. Fora que morando em Braga estaríamos em uma cidade menor e faríamos mais coisas a pé, por isso economia também para se locomover. 

Visita antes de morar em Braga - nacionalidade portuguesa

Amigos na cidade de Braga

Nossos amigos foram incríveis e antes mesmo de chegarmos aqui já haviam pesquisado alguns imóveis para alugarmos.

Fechamos negócio com o senhorio do apartamento (que moramos até hoje), durante uma vídeo chamada, nossos amigos aqui no apartamento com o senhorio, meu marido em Blumenau e eu em Chapecó, tratando da mudança da minha mãe.

Leia também: Onde morar perto da cidade do Porto

Morar em Braga é viver em calmaria

O primeiro mês foi de adaptação, conhecer a vizinhança, entender as diferenças, saber onde comprar o botijão de gás para aquecimento da água e funcionamento do fogão (sim, aqui muitos prédios ainda tem esse sistema).

Conhecer as linhas de ônibus, se adaptar com um novo jeito das pessoas, sabores, rótulos, placas, enfim… são muitos detalhes que somente o dia a dia consegue assimilar. 

Tudo foi adaptação no começo, mas quando abríamos a janela e víamos a vida passar devagarinho lá em baixo sabíamos que havia sido a escolha certa.

Gostamos do ritmo de vida de Braga, uma cidade relativamente pequena para os padrões geográficos brasileiros, mas com tudo que precisamos a nosso alcance. 

Leia também: Melhores bairros para morar em Braga

Prós e Contras na minha experiência de morar em Braga 

Eu sou por natureza uma pessoa otimista e busco sempre o lado bom das coisas, por isso com certeza vejo mais coisas positivas do que negativas. Braga tem muita coisa boa e outras poucas, nem tanto.

Cito algumas abaixo, na experiência de morar em Braga, mas são escolhas pessoais com base na minha vida, então não tome por regra, pois cada um tem a sua realidade e seu modo de ver as coisas. 

Deslocamento

Faço quase tudo a pé, moro há 10 minutos de caminhada do centro, e a 40 da universidade, o que facilita muito. 

Tranquilidade

Gosto de sair à rua e não ter muito agito, barulho e nem confusão no trânsito. No entanto, essa calmaria também pode ser considerada chata e monótona por quem está acostumado com cidades grandes.

Segurança

Portugal é um dos países mais seguros do mundo e assim também é Braga. Voltei da Universidade do Minho a pé e a noite inúmeras vezes e sempre foi bem tranquilo. Esse ponto é super positivo e é um dos principais motivos pelos quais os brasileiros vem morar em Portugal.

Custo de vida

A principal economia é com o aluguel, mas o preço da passagem de ônibus de linha também é mais barato do que Porto e Lisboa. Os preços com alimentação e supermercado, são muito parecidos com o resto do país.

Gastronomia

Morar em Braga é sinônimo de comer bem. A começar pela Francesinha, o prato típico do norte, além de outros pratos saborosos, há ainda o vinho verde produzido aqui na região que é delicioso. 

Atendimento médico

A Saúde em Portugal tem deixado um pouco a desejar aos olhos da população inativa, mas para nós brasileiros conhecedores da realidade do SUS, não dá pra reclamar. Por viver em uma cidade de médio porte é mais fácil conseguir atendimento em um grande centro. Quando precisei de atendimento de emergência – caí da banheira e precisei de ambulância, contei tudo neste artigo –  fui super bem tratada e a assistência foi rápida e eficaz. 

Serviços

De forma geral os serviços são caros em Portugal, manutenção, limpeza, entregas, estética, e vários outros. Braga reflete a realidade nacional e além disso não é de se esperar muita empatia de quem presta serviço, e nem rapidez. Essa é uma das diferenças que os brasileiros sentem muito por aqui.

Pedir um orçamento leva tempo e não adianta insistir, pois pode ser pior.

Outra coisa são os horários dos estabelecimentos comerciais, os supermercados fecham as 21h30 enquanto em Blumenau, onde morávamos fechava as 23h30 ou até mais tarde. Comércio 24 horas só vi farmácia até hoje.

Lazer

Para quem gosta de vida noturna agitada, Braga não é das melhores cidades para morar, até tem alguns bares e bistrôs que ficam até mais tarde mas nada de muito grandioso. Eu como prefiro um bom passeio em um parque, ou ficar horas em um museu amo viver aqui, pois mesmo já tendo ido em vários, sempre tem lugares e detalhes novos por descobrir. 

Clima

Este é um ponto chatinho de lidar para quem pretende morar em Braga.

Chove muito durante muito tempo.

Mesmo eu que já havia morado em Joinville, norte de Santa Catarina e também famosa por ser uma cidade chuvosa não consigo me acostumar 100%.

Claro, a gente aceita e vê que não seria diferente depois de entender que a geografia da cidade a deixa entre o mar e a Serra do Gerês, o que a torna muito úmida.

No período entre o fim de outubro até início de março a chuva é constante, piora entre dezembro e fevereiro quando o frio e o vento se juntam a ela e formam um trio difícil de conviver mas impossível de evitar.

Mas quando chega a primavera, as árvores renascem, o céu se pinta de azul e o calor invade os ambientes a cidade se enche de luz e beleza.

Morar em Braga ainda é a nossa principal opção

Ainda sobre a experiência de morar em Braga, com o mestrado pela metade e o fim das aulas, pois agora vou até a universidade somente para pegar livros na biblioteca ou encontrar minha orientadora. Tanto eu quanto meu marido trabalhamos em home office e não temos necessidade de ficar perto dos empregos, pois os levamos conosco para onde formos. 

Já tivemos possibilidade de alugar um apartamento muito bom no Porto e por um preço dentro do nosso orçamento, mas preferimos ficar por aqui. Este será nosso lar por mais um tempo, ou pelo menos até concluir o mestrado na Universidade do Minho. Afinal, ainda falta um bocado de coisas pra se conhecer por aqui, e definitivamente morar em Braga nos faz felizes. 

remessa online nacionalidade portuguesa 15%

By Liliane Machado

Jornalista, formada pela Unisociesc (Blumenau/SC/Brasil) e especialista em Mídias Digitais. Cursa mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho (Braga/Portugal) e tem experiência em TV, rádio, assessoria de imprensa e web. Mora em Portugal desde setembro/18, adora contar histórias, fazer amizades e não resiste a uma boa conversa seja com quem for: pessoas, animais, plantas e até extraterrestres.

Envie sua mensagem! Responderemos assim que possível.

SOBRE NÓS

O portal Nacionalidade Portuguesa é um canal de conteúdo exclusivo e atualizado sobre Portugal.

Para procedimentos jurídicos e administrativos, envolvendo a mudança de país, aquisição da Nacionalidade Portuguesa, vistos de residência, abertura de empresas, ou qualquer outro procedimento necessário no Brasil ou em Portugal, é indicado o escritório Martins & Oliveira Sociedade de Advogados.

A Martins & Oliveira Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia especializado em procedimentos envolvendo Brasil e Europa, com atuação em Portugal, Itália e Espanha.

Conheça mais sobre o trabalho no site www.martinseoliveira.com.br.